terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Supermercado: A fábrica do desejo

"Da criação de produtos até sua apresentação, tudo é feito para manipular os sentidos e os sentimentos, a fim de favorecer a compra compulsiva e o consumismo"
Matéria da revista Le Monde Diplomatique Brasil de abril/2008 demonstra que, através de estudos sobre o número de batimento das pálpebras diante dos objetos nas prateleiras, sob o efeito de música e com a estimulação dos sentidos como odores e sensações que tornam a experiência do consumidor mais próxima do real, entre outros recursos, podem ser utilizados e são bastante explorados intencionalmente para induzir ao consumo.
A intenção dos que "constróem" esse mundo é exatamente de mexer com os sentimentos, com a subjetividade do indivíduo, mobilizando a compra. Nas palavras do autor da matéria:"o cliente volta a habitar um reino semelhante aos descritos nos contos de fada de sua infância, onde tudo que deseja está ao alcance..."
Todo este processo é feito à revelia do consumidor, que não tem consicência de todo este processo de sedução e indução que acontece ao adentrar um supermercado, shopping center ou similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário