Gênero: Documentário
Distribuidora: Europa Filmes
Ano: 2004.
Sinopse: Trata-se de um documentário que faz uma análise crítica da administração do governo Bush, tomando como referência o trágico evento de 11 de setembro. É escrito, dirigido e produzido por Michael Moore, e "estrelado" por George W. Bush, Osama Bin Laden, Saddam Hussein.
O título do filme é uma alusão a um outro, homônimo, Fahrenheit 451, baseado no livro de Ray Bradbury. Em Fahrenheit 451, as pessoas vivem num tempo em que as casas são todas iguais, todas ligadas através de um sistema de televisão, e os cidadãos não têm o direito de ler. A ditadura, então, não controla somente o corpo, mas se apossa da mente das pessoas, já que ficam à mercê da propaganda do Estado.
Neste filme, Fahrenheit 11 de Setembro, são demonstradas exatamente as formas de manipulação política e financeira utilizadas nos postos de comando do país. Assim como em Fahrenheit 451, também neste documentário, também se evidencia como a máquina de propaganda do Estadoconvence a muitos que tudo o que os americanos fazem no mundo está certo, é verdade absoluta e inquestionável.
O filme, por outro lado, pode também ser analisado sob a perspectiva da propaganda a favor dos democratas, posto que demonstra o lado sombrio do partido republicano O filme mostra que a guerra no Iraque não deveria nem ter sido começada, bem como lança ainda mais dúvidas quanto à legitimidade do governo que a começou.

Oi,Gil!
ResponderExcluirEsse conceito que vc pesquisou sobre Fahrenheit é muito interessante, pois estava sem saber o motivo de Moore ter dado este mesmo nome ao documentário. Obrigada por ampliar meu conhecimentos. Parabéns pelo blog.
Um abraço
Santiane
COM CERTEZA GIL, ESSA GUERRA REALMENTE NÃO DEVERIA NEM TER COMEÇADO.
ResponderExcluirEM NOME DO PODER ECONÔMICO, FORAM TIRADAS VIDAS DE MILHARES DE INOCENTES!