quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Da Administração para a Educação

Bukowitz e willians (2002) afirmam que a Educação pode utilizar-se da administração para otimizar o processo de aprendizagem, no que diz respeito ao processo de planejamento do educador. Vejamos:
  1. Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  2. Definir fontes de pesquisa e estratégias de aprendizagem para viabilizar o acesso a estas fontes;
  3. Mediar o processo de aprendizagem, observando as estratégias mais adequadas a cada grupo;
  4. Estabelecer critérios de avaliação;
  5. Incentivar a pesquisa.

Disso decorre que a proposta metodológica pressupõe uma prática pedagógica em que o conhecimento seja convertido em projetos, com começo, meio e fim, onde o aluno é responsável pela produção e disseminação desse conhecimento, criando um vínculo entre o que aprendeu e o que pode ensinar. É a Educação com significado, atrelada a um produto concreto, que visa organizar os alunos em torno de objetivos previamente definidos por alunos e professores em conjunto, possibilitando ao aluno tornar-se sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Acredita-se que, através de projetos, os alunos desenvolvem a autonomia em relação ao conhecimento. Através das hipóteses levantadas durante o projeto, da construção de conhecimento, o indivíduo entra num processo de busca que não pára nunca, pois sempre há o que descobrir, o que desvendar. Assim a curiosidade estará sempre presente, parte integrante do aprendizado.

Um comentário: